Índice:
Comentários Edição 2016
Comentários Corte Um
Comentários Corte Dois
Comentários Corte Três
Comentários Corte Cinco
Olá Pessoal,
Criei essa página para organizar as sugestões de alteração no vídeo feitas por nós. Vou manter atualizado o que tenho feito com as sugestões de alteração, como por exemplo “ok, feito”, ou “não entendi”, etc. Dessa forma, podermos acompanhar as modificações de forma integrada, já que a narrativa tem sido construída coletivamente. Ainda assim é importante que Pereira, Karol, Kelly e demais integrantes da Cooperacra opinem mais sobre os impasses que por ventura possam aparecer.
O roteiro que elaboramos para esse vídeo pode ser lido aqui: Roteiro Elaborado
Para mostrar ou ocultar as alterações sugeridas, clique sobre as setinhas sobre os nomes, ok? Minhas respostas estão em laranja.
[toggle title=’Divisão de Tarefas para Finalização do Vídeo’ border=’none’ title_color=’#000′]
Algumas pessoas já se indicaram, mas é preciso mais pessoas em cada tarefa…
1. Definir grafia de nome/ocupação para todas as personagens entrevistadas no vídeo (cooperad@s, escola, etc.); Kellen
2. Elaborar conteúdo dos créditos (agradecimentos, comentários, observações, equipe de filmagem, nome das músicas, etc.); Kellen
3. Verificar recurso para DVD, vai ter? Se sim: elaborar conteúdo escrito e arte visual para DVD (capa, encarte?); Kellen
4. Alguém poderia me auxiliar a pensar as cenas que estão no roteiro mas que não captamos especificamente para a edição final, nesse caso conversaria a parte com essa pessoal… alguém? Pereira, Marcelo [/toggle]
Vídeo Editado 2016
[toggle title=’Sugestões Kellen, Pereira e Tiê’ border=’none’ title_color=’#000′]
1. 1:47 “quando no verso Sr. João fala “morar na cidade” acho que as cenas podiam ser de favela ou de bairro popular e não de moradores de rua.
Cenas escolhidas pela Karol e Pereira – o que acham?
Madalena: Concordo que moradores de rua não refletem a situação das famílias da Acra quando chegaram em Americana. Não desmerecendo a construção do Pereira e da Carol, mas talvez algo que representasse mais, como as fotos da própria cidade de Americana, das indústrias onde as pessoas foram se empregar, porque a Lourdes e a Fátima falam sobre ter trabalhado na indústria e das vantagens de estarem hoje na Cooperacra. Veja a resposta abaixo do Pereira, o que acha Madalena?
Pereira: população de rua também é uma realidade de moradia. Por enquanto mantida as fotos
2. Acho dispensável esta primeira fala do Venceslau, tem a data antes, mas não sei se a entrada direta do Sr.João ficaria boa…
É uma fala introdutória mesmo, eu manteria para dar sequencia
Pereira: mantenho ainda o Sr. João. Não entendi, Pereira, mantém o Venceslau?
3. Neste bloco senti falta de um relato da situação atual da condição da relação com a terra hoje…
É algo que está pra além do roteiro inicial, implicaria em mais captações? Não sei se é viável nesse momento…
Pereira: concordo com Kellen, é o eixo principal do vídeo. é possível uma nova captação. posso ajudar nessas necessidades que você levantou. Vejam o Corte Dois e digam se o problema se resolveu
4. Colocaria a fala da Claudete (9:48) antes da Celvina (9:20), pois acho que ela de alguma forma contextualiza, introduz o tema
Feito
5. 11:24 aumentar som fala Lurdes e diminuir música
Feito
6. 13:18 será que precisa esta fala da Fátima? Se for manter proponho que seja até 13:42 “a perseverança dela era muito positiva”
Corte feito em 13:42
7. 14:02 há um ruído na fala da Fátima neste final
Resolvido
8. 14:46 esta sequencia ficou bem legal (cena do Sr.João e Lurdes), a forma como colocaram as imagens das duas cameras, mas penso que não precisa a segunda parte (16:44), neste momento eu já colocaria a última (19:57)
Ok, segunda parte suprimida, no lugar dela o que era a terceira.
9. 15:39 colocaria a fala da Lurdes antes da Rosa (15:16) e logo a seguir iniciaria a cena Sr.João/Lurdes (achei um pouco estranho sair da Celvina e entrar na cena do Sr.João e Lurdes)
Essa não entendi, com o segundo bloco suprimido, como ficaria
9a. 17:09 fala Rosa repete a anterior, acho que esta não precisa
Ok, suprimida
10. Colocaria a fala da Fátima (17:22) antes da primeira da Rosa
Ok, feito
11. 18:59 fala Rosa acho que poderia ir para um final assim como a da Lurdes a seguir
Não entendi, estas são as últimas falas do bloco 2 (entendendo que o diálogo no celular é uma transição para o bloco 3), seria para o final do bloco 3?
12. 19:39 Lurdes > final
A mesma coisa, esta é a última fala do bloco 2, seria para o final do bloco 3?
13. 20:27 não dá para entender a fala do Sr. João “tenho vontade de trabalhar”, será que dá para colocar um letreiro?
Aumentei ligeiramente o áudio, será que resolveu?
14. 20:47 pisca imagem (tela branca)
Foi uma proposta de fazer uma transição diferente, considerando que está acontecendo sobre a passagem musical, mas se preferirem fazemos um corte seco ou transição entre imagens… o que preferem?
15. 20:59 pisca imagem (tela branca)
Foi uma proposta de fazer uma transição diferente, considerando que está acontecendo sobre a passagem musical, mas se preferirem fazemos um corte seco ou transição entre imagens… o que preferem?
16. 21:08 será que seria o caso de colocar a cena do telefone como se fosse imagem antiga também? Para mim não ficou claro que a imagem da Carol ligando para Dete é atual… Parece que tem eco nesta cena
A encenação já está como imagem antiga, mas concordo que a cena da Carol-Dete não ficou lá muito clara, de que foi uma conquista ou uma marcação cronológica que trouxe tecnologias e que a Cooperacra tem acompanhado os tempos… Como resolver? o que acham?
Tiê: Sobre os comentários, fiquei pensando se não é o caso de trocar a cena do tempo atual, de ao invés de falar no celular, quem sabe representar uma chamada de vídeo lá do meio dá horta, por whatszap… Ficaria bem claro e resolveria o problema, até pode meio que repetir o mesmo contexto dá cena que remete ao avanço tecnológico… Estão acumulando demandas de novas captações, isso é tranquilo pessoal da Cooperacra?
17. 25:04 eu colocaria o nome da escola nesta cena, para já apresentar onde se passam as cenas na sequencia
É uma tarefa que deve ser definida para o vídeo todo, as legendas, letreiros, etc. Em 13 de maio 2016 eu havia solicitado ajuda para finalizar o vídeo, mas naquele momento ninguém pode fazer. Como estamos hoje?
18. Está estranho o corte da fala da pessoa da escola que dá depoimento no ponto 26:42
Feito
19. Encerrar kelly antes dela olhar para cima (27:23)
Feito
20. 27:28-28:20 repetitivo
Porque está repetivo?
21. Manteria a fala da funcionária até 29:30 pois a seguir o texto não qualifica a relação com a cooperacra
Feito
[/toggle]
Corte Um
[toggle title=’Sugestões Kellen’ border=’none’ title_color=’#000′]
apenas a referência a D.Clara achei que ficou no meio do bloco, não sei se no final não seria melhor… Achei melhor no meio mesmo, mais alguém?
[/toggle]
[toggle title=’Sugestões Madalena’ border=’none’ title_color=’#000′]
1- 00:01- A voz do Sr. João está muito mais baixa do que a música. É intencional? Certeza, Madalena? pra mim não está baixa, como está pra outras pessoas?
2- 00:16- “Um projeto em construção”. sugiro: um projeto em permanente construção.Deu a impressão que a cooperativa ainda não existe. Achei uma boa… mais alguém?
3- 4:19 -As pessoas que aparecem nas fotos do convênio não precisam autorizar o uso da imagem? Creio que não, mas… Kellen, sabe de algo?
4- 05:58- Na fala do Venceslau sobre a não renovação do convênio não ficou claro que a situação é essa até hoje e que gera muita insegurança. Decidiram mesmo não falar sobre isso? No Corte Dois tem a leitura da carta…
5- Imagino que as legendas corrigirão muita coisa.Gostaria de reforçar que apareçam as datas, como o ano que saíram da Bahia, também na fala do Venceslau sobre o convênio ou na notícia sobre o fornecimento para a alimentação escolar, acho essa cronologia fundamental. Inserir a data é bem fácil, é essa a proposta? Não ficaria muito didatismo? Esteticamente não sei como ficaria…
6- Não aparece claro que já começaram sem usar veneno. Acho isso bem importante pra mostrar que foram precursores. Tem uma fala do Pereira no Corte Dois que resolve
7- Acho que exploraram muito bem o envolvimento das mulheres e a força da D. Clara, mas acabei sentindo falta de imagens com os homens que também compõem a cooperativa, e principalmente imagens das reuniões de planejamento, tão frequentes e que simbolizam a organização da Cooperacra. Poderia aparecer fotos como em outras cenas. No Corte Dois tem algumas fotos, resolve?
8 Em relação aos nomes para legendas, nas filmagens na escola em Sta Bárbara pegamos o nome e autorização para uso da imagem de todas as pessoas e deixamos numa pasta. Deve estar na Cooperacra. Faz tempo que já apontamos isso, encontraram a pasta, pessoal?
São observações, mas o vídeo é da Cooperacra, então a decisão será deles , inclusive na questão do tempo que poderão dispor pra isso.
um forte abraço.
sentindo saudade mas feliz dos projetos estarem caminhando.
[/toggle]
Corte Dois
[toggle title=’Comentários Marcelo’ border=’none’ title_color=’#000′]
Olá gentes. Nesse Corte Dois já estamos quase no final da edição, pelo menos de acordo com o roteiro original. Tem falas importantes do Pereira e Venceslau e algumas imagens dos espaços formativos e deliberativos da Cooperativa. Mas o que gostaria que pensassem é se a leitura integral da carta faz sentido, são longos cinco minutos de leitura, será que é uma linguagem que tem apelo pra quem assiste? O que acham?
Haverá alteração do texto da carta, mas parece que pessoal da Cooperacra quer manter a leitura, confere pessoal?
Olá pessoal – em nosso roteiro, a penúltima linha tem esse texto “A terra é um dom de Deus independente dos homens”… alguém sabe do que se trata? é um áudio, é uma fala do Seu João gravada em vídeo, uma música do Magal?[/toggle]
Corte Três
[toggle title=’Comentários Marcelo’ border=’none’ title_color=’#000′]
Olá Pessoal. Finalmente temos uma proposta completa de edição. Nesse corte encerramos o vídeo a partir do roteiro elaborado, portanto o Bloco 03 termina encerrando o vídeo. Algumas observações importantes:
- A qualidade desse vídeo que vocês estão assistindo corresponde a menos da metade da qualidade original. Ou seja, o material que tenho aqui está em um resolução superior;
- Ainda assim, é necessário considerar que nossas captações foram feitas de várias formas, algumas em Full Hd (1920 x 1080) outras não. Isso traz uma heterogeneidade quanto à qualidade das imagens apresentadas.
- Faltam ainda os caracteres gráficos, ou seja, legendas, nomes, siglas, enfim, o que for necessário para complementar as informações que acharmos necessária – isso faz parte da Tarefa 01, em nosso quadro, ainda só com a Kellen na responsabilidade.
Bem, reta final pra fecharmos, por favor façam comentários sobre esse corte final, ok? abraços![/toggle]
Corte Cinco – (veja o vídeo)
[toggle title=’Comentários Marcelo’ border=’none’ title_color=’#000′]
Olá gentem. Nesse corte cinco já temos os caracteres gráficos, que apresentam os nomes das personagens, datas importantes, siglas pronunciadas, etc. Vimos também que a carta já está defasada, e além disso ficou muito cansativa também, pois sua leitura tomou mais de cinco minutos. Para a linguagem audiovisual esse tempo é demais.
Nesse corte estão também implementadas as mudanças sugeridas pela Kellen e Karol, que assistiram ao vídeo semana passada. Deem uma olhada e façam seus comentários.
Grande abraço, Marcelo.[/toggle]