Companheiros e companheiras,

É com muita alegria que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra apresenta a todos interessados, pesquisadores e militantes das mudanças no campo brasileiro NOSSA, Biblioteca Digital da Questão Agrária Brasileira.
Essa Biblioteca virtual, construida na internet representou os esforços coletivos de muitos companheiros/as e agora nessa semana, a lançamos oficialmente, durante o encontro nacional de pesquisadores da reforma agraria, realizado na nossa Escola Nacional Florestan Fernandes.
O Objetivo da biblioteca é reunir e organizar em um só sítio eletrônico o máximo possível de material produzido no Brasil que contribui com a luta pela terra, pela Reforma Agrária, Agroecologia e Soberania Alimentar.
Acreditamos que agrupar esta produção de conhecimento facilitará a pesquisa e o estudo de todas e todos que atuam na área, além do incentivo e da ajuda na divulgação dos trabalhos comprometidos com essa luta.

Nossa biblioteca está dividida em doze sessões:

  1. Livro
  2. Artigo e ensaio
  3. Dissertação e tese
  4. Revista
  5. Jornal
  6. Caderno de estudo e Cartilha
  7. Documento
  8. Literatura e Cultura do Campo
  9. Poesia
  10. Cartaz
  11. Videoteca
  12. Páginas na Internet

NOVAS CONTRIBUIÇÕES E DE FORMA PERMANENTE

Contudo, nossa Biblioteca é um projeto coletivo e em construção permanente. Ocupamos a área virtual e já assentamos a primeira leva de conhecimento. Por enquanto, temos mais de 1.600 PDFs e centenas de materiais lincados.
Agora, o próximo passo depende da cooperação de todos/as que puederem contribuir. Confiram as tematicas de cada sessão e se tiveres algum material , por favor nos enviem, que poderiamos aglutinar, para estar a disposiçao de todos. Ficamos no aguardo das contribuições, que deverão ser enviadas para o correio eletrônico questaoagrariabrasileira@gmail.com
O endereço da Biblioteca é:
http://www.reformaagrariaemdados.org.br/biblioteca
Vale destacar que esta Biblioteca, como poderão ver, é parte do projeto “Dados e textos sobre a luta pela terra e pela Reforma Agrária”, que ainda está em andamento e em breve será publicado.
Grande abraço, boa pesquisa, bom estudo!

Secretaria Nacional / setor de banco de dados
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
São Paulo, 12 de maio de 2014

Categorias: Notícias

2 comentários

Sobre escrever para a ciência | terra de sentidos · 28 de outubro de 2014 às 13:03

[…] discorre sobre a politização da questão ambiental para o MST. Aliás, encontrei ela acessando a Biblioteca Digital da Questão Agrária Brasileira, acervo que vale a pena dar uma olhada. Articulando essa questão que a Mônica Rodrigues apresenta […]

Sobre escrever para a ciênciaTerra de Sentidos | Terra de Sentidos · 2 de julho de 2015 às 10:19

[…] discorre sobre a politização da questão ambiental para o MST. Aliás, encontrei ela acessando a Biblioteca Digital da Questão Agrária Brasileira, acervo que vale a pena dar uma olhada. Articulando essa questão que a Mônica Rodrigues apresenta […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.